Do Museu da Cidade à Cidade do Museu
Diretor do Museu da Cidade
Jorge Sobrado
Mal entrei na cidade imediatamente dei conta que o Porto era diferente de tudo.
Enrique Vila-Matas
A cidade para quem passa sem entrar nela é uma, e outra para quem é tomado por ela e já não sai.
Italo Calvino
A cidade em que vivemos é a cidade que mais se ignora.
Agustina Bessa-Luís
Descobrir o Porto, em múltiplas e singulares propostas preparadas por quem melhor a conhece, é o convite que fazemos – a quem vive, trabalha ou visita a cidade. Uma descoberta que promove o conhecimento sem excluir a experiência do espanto.
Em nome dessa missão e compromisso, num diálogo com as comunidades e instituições, iniciamos em 2023 um projeto de reforma do “Museu da Cidade”, do seu conceito, vocações e estrutura polinucleada, fazendo dele, ainda mais, um “Museu do Porto”.
Um Museu que reflete a cidade na sua consciência histórica e identidade múltipla, que a contém em si mesma como herdeiro, e deriva nela. Território da ribeira à foz do Douro, entre vales e cursos de água; história milenar, nobre e invicta, que se liga à de Portugal e lhe dá nome; cidade do vinho que toma e exporta a sua assinatura; caminhos antigos e jardins românticos entre quintas, de sensibilidade moderna e cosmopolita; indústrias nascidas do espírito burguês e liberal; artistas, suas vanguardas e criações; gentes e seus modos de ser, sentir e falar; patrimónios classificados, arquiteturas de assinatura e culturas imateriais; “alma de muralha” de que falava a escritora Agustina Bessa-Luís, e “sentimento” que está para além do “lugar”.
Será à cidade do Museu que o Museu do Porto nos liga, num corpo de espaços e propostas de conhecimento e mediação, de criação e fruição, de comunicação e questionamento, que se renovam.
Visite-nos, viva aqui a cidade por dentro e descubra mais do Porto.
Acompanhe as novidades que estamos a preparar e a nossa agenda, subscrevendo a newsletter e seguindo os canais de comunicação oficiais.
Seja bem-vindo/a ao Museu da Cidade do Porto.