Com Amândio Barros e Maria João Oliveira e Silva;
Moderação: Manuel Real
23 MAR 2024 18:00–19:30
CASA DO INFANTE
Documento muito singular do Arquivo Histórico Municipal do Porto, radicado na Casa do Infante, este é o mais antigo testemunho escrito conhecido sobre a vida do Infante D. Henrique. Um manuscrito, em pergaminho, escrito em letra gótica cursiva faz o registo das despesas suportadas pelo Município do Porto com os festejos do batizado do Infante, em 1394, apenas quatro dias depois do seu nascimento.
Este documento constitui um dos mais relevantes elementos na sustentação histórica da naturalidade portuense de «O Navegador» e do facto, muito provável, de ter sido, precisamente na «Casa do Infante» (donde o topónimo…), o local de nascimento do mais icónico protagonista da expansão marítima portuguesa, no século XV.
Este pergaminho permite ainda um conhecimento sobre aquele acontecimento histórico e a respeito da cultura da época. Será agora pretexto para
revistar o Porto no final do século XIV, as relações da cidade com o poder régio e a afinidade com a nova dinastia, e o seu desenvolvimento político e económico.
Inscrições encerradas.
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções
500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1
S. Bento
Praça do Infante D. Henrique