Voltar

A solo ou em dueto, o piano de Rachmaninoff torna a escutar-se no Museu Romântico

Piano de Guillhermia Suggia © Porto.

Museu do Porto celebra Sergei Rachmaninoff, com um novo ciclo de música no Museu Romântico

 

O ciclo que decorre em maio, aos sábados, no Museu Romântico, tem programação da pianista Sofia Lourenço e propõe um olhar sobre os famosos Solos e Duetos para piano do compositor russo.

 

O excecional talento musical e um especial sentido da sonoridade fizeram de Sergei Rachmaninoff (1873-1943) um dos grandes virtuosos do piano da primeira metade do século XX.

 

Depois da evocação de Rachmaninoff nos 150 anos do seu nascimento, o Museu do Porto propõe uma viagem ao mundo de charme e de elegância da cultura fin-de-siècle originária de S. Petersburgo, que é refletido nos sons dos Solos e Duetos para piano de Rachmaninoff.

 

Embora o compositor russo tenha visitado a sua terra natal (de onde saiu em 1903) apenas mais uma vez, em 1910, como maestro, permaneceu, no seu estilo de composição musical, quase exclusivamente ligado a esta época há muito perdida, transportando a emoção da melancolia eslava para o mundo ocidental.

 

O ciclo «Solos e duetos para piano de Rachmaninoff» decorre sempre no Museu Romântico e tem início no sábado, 6 de maio, às 16h, com interpretação em dueto de Pedro Gomes e Salih Can Gevrek.

 

No dia 13 de maio, também às 16h, o pianista portuense António Oliveira será o protagonista do recital. João Xavier atuará a solo às 21h de 20 de maio, e o ciclo encerrará no dia 27 de maio, às 16h, com o regresso de Pedro Gomes ao Museu Romântico, agora a solo.

 

Os recitais têm uma lotação total de 60 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos online, nos espaços do Museu do Porto ou no local. Consulte mais informações aqui.