Até ao Dia Mundial do Livro, há conversa, música e poesia na rua para celebrar Eugénio

© António Alves

A exposição Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos entrou na derradeira semana de exibição. Haverá uma série de atividades paralelas para celebrar o centenário do poeta – e também o Dia Mundial do Livro, que se assinala neste domingo, 23 de abril.

As propostas começam já na sexta-feira, 21 de abril, com mais uma sessão do ciclo Conversa do Centenário: a professora e investigadora Rosa Maria Martelo e o cronista e historiador José Pacheco Pereira protagonizam o diálogo A Arte dos Versos, Política e Resistência, com moderação do cronista e crítico literário António Guerreiro. O encontro está marcado para as 18h, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG).

No domingo, Dia Mundial do Livro, os curadores Jorge Sobrado e Rita Roque, e o consultor científico Arnaldo Saraiva, conduzem, às 17H, uma visita guiada à exposição Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos, num convite a uma última celebração da vida e obra de Eugénio Andrade. Tendo por ponto de partida o espólio manuscrito, fotográfico e editorial cedido em 2020 ao Município do Porto, a mostra que homenageou o poeta no centenário do seu nascimento despede-se do Gabinete Gráfico do Museu do Porto.

Também na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no mesmo dia, às 18h, celebra-se a poesia na música e a música na poesia de Eugénio de Andrade. “As Mãos e os Frutos” de Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade contará com poemas interpretados por Sofia Lourenço (piano), Ana Maria Pinto (soprano) e António Durães (dizedor).A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório.

Antes, durante o dia, as estações e composições do Metro do Porto voltam a ser palco de leituras públicas da obra de Eugénio de Andrade. Poesia Andante leva os versos do poeta às estações Trindade e 24 de Agosto (entre as 11H e as 12H30) e Casa da Música e Bolhão (das 14H30 às 16H). As leituras estão a cargo da Exemplo Extremo e a escolha dos poemas tem eco dos locais onde a leitura é feita, onde Eugénio vivia.

No Dia Mundial do Livro, o Museu e Bibliotecas do Porto desenhou propostas para os mais novos que incluem o sonho de qualquer bibliófilo: dormir numa biblioteca e acordar, ainda de pijama vestido, rodeado de estantes repletas de histórias. A Noite do Pijama, para crianças dos 6 aos 10 anos, convida a passar a noite de 22 para 23 de abril na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A atividade é gratuita, mas implica inscrição prévia, mediante o preenchimento do formulário.

Às 16H de domingo, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett volta a convidar crianças e famílias para assistir ao espetáculo “Para que Servem as Mãos”. O projeto do Teatro e Marionetas de Mandrágora visa identificar a violência entre crianças e as suas consequências. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.