Nova 156
A biblioteca itinerante municipal continua a viajar pelos bairros da cidade, levando a literatura, sobretudo, a crianças e jovens. O Bibliocarro serve também, ao longo do ano letivo, os estabelecimentos de ensino da cidade que não dispõem de biblioteca escolar. Fora do período letivo, visita parques, jardins e praias, servindo a população em geral.
Este é um serviço descentralizado de leitura domiciliária, gerido pelo Museu e Bibliotecas do Porto. Até ao final do ano e janeiro do próximo ano tem previstas “viagens” até aos bairros do Bom Pastor, Campinas, Carriçal, Cerco, Condominhas, Contumil, Fernão Magalhães, Fonte Moura, Machado Vaz, Mouteira, Outeiro, Pereiró, Ramalde, Santa Luzia, São Tomé, São Roque Lameira, Viso, Urbanização da Lapa e Urbanização M. S. João. Sempre entre as 9h30 e as 12h30, conforme os locais de estacionamento em anexo.
Biblioteca Errante
Durante esses períodos, o autocarro estaciona, por algumas horas, em ruas dos locais previamente estabelecidos, esperando pelos leitores. Disponibiliza o acesso livre a uma coleção documental variada, que pode ser consultada no local, e requisitada para empréstimo domiciliário pelos utilizadores das bibliotecas do Porto.
Os livros têm lugar privilegiado na viagem, com espaço para a leitura, que, nos casos de verão passa também pela disponibilização de jornais, jornais, revistas, música, multimédia e internet aos veraneantes, que encontram uma alternativa e uma fonte de informação, de cultura e de lazer.
O Bibliocarro faz parte do projeto da Biblioteca Errante, uma série de núcleos de microbibliotecas que surgiram como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal.
🚍📍 Locais_de_estacionamento_do_Bibliocarro_-_novembro_dezembro_e_janeiro_de_2025_.pdf
Texto: Porto.