Voltar

BIBLIOTECA ERRANTE — ABERTURA DA BIBLIOTECA DA CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

© António Alves

O projeto «Biblioteca Errante» abre, em setembro, a Biblioteca da Casa Marta Ortigão Sampaio. Será mais um espaço desta uma rede de bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis, pulverizadas pela cidade. Pretende valorizar-se espaços permanentes, temporários ou móveis, com funções de consulta, leitura e requisição.

 

O núcleo da Casa Marta Ortigão Sampaio disponibiliza um catálogo de livros com predominância na História da Arte e das Ideias, com nichos que variam entre temas como a Gastronomia, a Geografia e a Indústria, numa biblioteca legada por Marta Ortigão Sampaio. A sala está preparada para receber visitantes, proporcionando a consulta dos títulos, com uma vista luminosa sobre o jardim da casa.

 

Esta rede pulverizada de bibliotecas viverá, em boa parte, mas não só, nas casas do Museu do Porto, resultando em pequenas bibliotecas temáticas, reforço do apoio às Bibliotecas Escolares e um programa de apoio a investigadores. Infantojuvenil, cinema, arqueologia, humor e banda desenhada, poesia, História de Arte, assuntos portuenses e o vinho do Porto, são algumas das temáticas a apresentar nos 15 núcleos de microbibliotecas que irão compor a rede até o final de 2024.

 

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música

JARDINS

MARTA ORTIGÃO SAMPAIO