Com Sérgio Veludo
24 AGO 2024 14:30–16:30
Ponto de encontro: ENTRADA DA COOPERATIVA DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS — A ÁRVORE | Fim: LARGO DA IGREJA DA CONFRARIA DAS ALMAS DO CORPO DE MASSARELOS
O extenso Vale de Massarelos é muito rico em espaços de memória do Cerco, tanto em locais de posições de artilharia e combates, como nas residências das famílias inglesas, proprietárias das caves – à época ocupadas pelas tropas Miguelistas, mas residentes na margem Norte do Douro. Destacam-se ainda ruas configuradas com o desenho urbano da época, como a Rua da Macieirinha ou a das Virtudes.
O percurso a que nos propomos tem o seu o início no Jardim e Quinta das Virtudes, e segue pela Rua da Bandeirinha até à Rua de Sobre o Douro, subindo ao Palácio de Cristal. Segue depois pelo Museu Romântico, toma a Rua e Escadas de Entre Quintas até à Escadaria das Macieirinhas, continua a descer até à Rua e Travessa do Campo do Rou, passa pela Rua da Flora e Rua do Outeiro até chegar à Irmandade de Massarelos.
A razão de sermos a Cidade Invicta, «Mui Nobre, Sempre Leal» não se pode dissociar do Cerco do Porto, e Massarelos guarda muitas histórias dessa História.
Nota: Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais.
Sérgio Veludo Coelho é Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Doutorado em História, pertence às Comissões Científicas da Licenciatura em Gestão do Património Cultural e do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. É Investigador Integrado do INED/ESE, membro da Comissão Científica da Comissão Portuguesa de História Militar e Auditor de Defesa Nacional. É autor de diversos livros e artigos sobre História e Património Militar.
Bilhetes disponíveis na bilheteira online ou espaços do Museu do Porto
Entrada 2 euros / Limitado a 25 participantes