Voltar

CICLO DE MÚSICA ANTIGA — «PASAME, POR DIOS, BARQUERO»

CASA DO INFANTE

Inscrição em alfabeto gótico minúsculo anguloso, distribuída por quatro linhas. Caracteres relevados e pintados a vermelho. Granito. Encontrada nas escavações arqueológicas da Casa do Infante. Coleção Museu do Porto / Casa do Infante

Um grande enigma envolve a identidade dos músicos: Pedro de Escobar e Pedro do Porto. O primeiro foi mestre de capela da catedral de Sevilha e deixou um bom número de composições, quer sacras, quer profanas, preservadas em diferentes manuscritos ibéricos. O segundo, foi um famoso cantor da capela real de Isabel a Católica e, posteriormente, mestre dos moços da capela real portuguesa e de capela do cardeal D. Afonso. Foi ainda associado a Gil Vicente na produção de pelo menos duas obras teatrais: as «Cortes de Júpiter» e o «Auto da Cananeia». A historiografia tradicional fundiu as duas personalidades numa só, mas investigações recentes parecem indicar que se trataram de pessoas distintas.
A partir deste contexto, com programação de Sofia Lourenço, o Museu do Porto comemora o Dia Mundial da Música através de um recital interpretado pelo grupo Ludovice Ensemble. Este é o primeiro de quatro concertos do Ciclo de Música Antiga, a decorrer na Casa do Infante, que nos fará recuar a 1325, data de construção da Alfândega medieval erigida neste local. No arranque deste novo programa musical do Museu e Bibliotecas do Porto, a entrada é gratuita!

 

BILHETES

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

METRO

S. Bento

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique