Voltar

CICLO DE MÚSICA «JARDINS E O ROMÂNTICO» — ECHO STRING QUARTET

PALACETE VISCONDES DE BALSEMÃO

O Museu do Porto e a Orquestra Filarmónica Portuguesa apresentam um ciclo de música de câmara dedicado aos jardins, enquanto lugares privilegiados de inspiração e fruição de paisagens sonoras. Com uma programação vibrante, sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira, o ciclo desdobra-se em cinco recitais que decorrem no Museu Romântico, nos sábados de 8 a 29 de junho, e no Palacete Visconde de Balsemão, no dia 6 de julho, e ainda um muito aguardado concerto sinfónico no domingo dia 21 de julho, no renovado terreiro do Museu Romântico.

 

Esta bela jornada de recitais termina com o quarteto coreano Echo Quartet, percorrendo obras de diversos compositores, desde uma famosa serenata de Mozart, passando por Handel e as explorações musicais de Piazzola pelos tangos de Buenos Aires e culminando na masterpiece de Mendelssohn.

 

 

PROGRAMA

 

Intérpretes:

YONGKOOK KIM (violino)

DAEHYEON KANG (violino)

CHAERIN SUNG (viola)

JUNGIN KIM (violoncelo)

 

Autores e obras musicais:

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756—1791)
Serenade em Sol maior, KV. 525: «Eine Kleine Nachtmusik»

GEORGE FRIDERIC HÄNDEL (1685—1759)
Passacaglia Duo, arr. Johan Halvorsen

ASTOR PIAZZOLLA (1921—1992)
La Muerte del Angel

FELIX MENDELSSOHN (1809—1847)
String Quartet n.º 6 em Fá menor, Op. 80

 

O Quarteto Echo é um quarteto de cordas sediado na Alemanha. Foi fundado em 2022 por um grupo de músicos cujo desejo era formar um quarteto de câmara de alto nível. É uma das duas equipas representativas do Ensemble Echo (Trio Echo, Quarteto Echo). Tem estado muito ativo na Alemanha, principalmente em Nordrhein-Westfahlen. As suas atividades em 2023 incluíram a participação no Festival Internacional de Música de Koblenz, na Alemanha. Recebeu também convite da série concertos de verão «Horchideen» para interpretar  a obra raramente apresentada de Verdi, cuja execução foi elogiada pelo renomeado professor de Musicologia Dr. Hüppe e pela comunidade local. Além das suas atividades como quarteto, individualmente os músicos são também muito ativos em diversas áreas musicais, principalmente na Alemanha. O violinista Daehyeon Kang foi convidado a realizar numerosos recitais a solo na Alemanha, Coreia e Japão. Tem ainda atuado como spalla convidado de orquestras e também solista. O violinista Seogyun Noh ganhou muitos concursos nacionais na Coreia e participou em muitos festivais de música na Alemanha. A violista Chaerin Sung foi aceite como académica na prestigiada orquestra alemã Staatskapelle Halle, após a conclusão do seu mestrado. Da escola onde fez o mestrado continua a receber bolsas de estudo. A violoncelista Jungin Kim foi membro convidada de muitas orquestras na Alemanha, especializando-se ultimamente em repertório contemporâneo. Tem sido constantemente convidada a membro do European Workshop for Contemporary para participar no festival Warszawska Jesień, em Varsóvia, e está a expandir as suas atividades no campo da música contemporânea.

 

Osvaldo Ferreira é o diretor artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Em Portugal, foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival Internacional de Música do Algarve. Gravou vários CDs com obras de autores portugueses para a editora Numérica e um CD duplo com sinfonias de Mozart. Com a Orquestra do Algarve, apresentou-se em Viena, Bruxelas, Lisboa, Sevilha, Porto, Curitiba e Londres. Foi o diretor musical da Oficina de Música de Curitiba. No seu percurso destaca-se ainda o seu trabalho à frente de importantes orquestras: Filarmónica de São Petersburgo, Sinfónica de Roma, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Praga, Filarmónica de Lodz, Filarmónica da Silésia, Sinfónica de Nuremberga, Filarmónica da Rádio Renana, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra do Festival de Música de Aspen (E.U.A.) e Orquestra Nacional da Venezuela, entre outras.

 

 

ENTRADA

Bilhetes disponíveis na bilheteira online ou espaços do Museu do Porto.

ENDEREÇO

Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto
GPS: 41.148946, -8.615291
Localização

AUTOCARRO

22, 304, 305, 507, 601, 602

METRO

Trindade

ESTACIONAMENTO

Carlos Alberto, Leões;
Praça de Lisboa