Programação: Pedro Monteiro. Colaboração: Sofia Lourenço
1 ABR 2023 16:00–17:00
MUSEU ROMÂNTICO
Mesa Borboleta, séc. XIX. Coleção do Museu do Porto
Em 1922, seis anos após o falecimento de Max Reger (1873–1916), Arnold Schoenberg escrevia a Alexander Zemlinsky estranhando que a vasta obra de Reger fosse tão pouco executada e deixando claro que o considerava um génio.
Este ano, em que é comemorado o 150.º aniversário do nascimento de Max Reger, o Museu do Porto desafia-nos a redescobrir o ilustre compositor, maestro, pianista, organista e académico, dividido entre vários mundos, o de Bach, o de Brahms ou o de Wagner, mas decisivo para a compreensão do processo de desagregação da harmonia funcional, na apoteose romântica.
Este ciclo propõe o contacto com a obra deste compositor através de duas vertentes de apresentação: um conjunto de três recitais a decorrer aos sábados, durante o mês de abril, no Museu Romântico; e um programa mais alargado, com cadência mensal, de quatro concertos para órgão que terá início ainda em abril, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Marquês).
Intérprete — Rafaela Ribeiro de Oliveira (piano solo). Concerto comentado por Pedro Monteiro
Autores e obras musicais
SERGEI RACHMANINOFF
Prelúdio, Op. 3, n.° 3
Prelúdio em sol menor, Op. 32, n.º 5
MAX REGER
Liebestraum WoO III/7 (Sonho de amor)
In der Nacht WoO III/18 (De noite)
3 Albumblätter (3 Folhas de Álbum)
CLAUDE DEBUSSY
Feux d’Artifice (Fogo de artifício)
JOHANNES BRAHMS
Variações sobre um tema de Paganini, Op. 35 (1.º caderno)
Entrada gratuita limitada à lotação do espaço.
Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização
1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo
Palácio de Cristal