Recital
Com o Curso de Música Silva Monteiro
Lusitanae Ensemble e Helder Barbosa
6 NOV 2021 16:00–17:00
MUSEU ROMÂNTICO
O ciclo Música e Revolução, desenvolvido pelo Curso de Música Silva Monteiro retoma, por um lado, os concertos previstos no contexto do bicentenário da Revolução Liberal do Porto — 1820 e ancora-se, por outro, na programação musical da Extensão do Romantismo, câmara de ressonância sonora que ecoa o espírito Romântico no nosso tempo.
O encontro de contrastes e um sentimento de insatisfação antecipam qualquer revolução. Nesta primeira sessão, o contraste manifesta-se através da escolha dos compositores e a sua estética musical tão distinta, unindo-os o desagrado, a vontade de mudança, a música como instrumento de mudança e intervenção social: Mozart e Schostakovich são interpretados Lusitanae Ensemble (Eliseu Silva, Ana Patrícia Lopes, Emanuel Vieira, Filipe Roriz) e Helder Barbosa.
Mozart foi também conhecido por ter sido dos primeiros músicos freelancers da história. Numa atitude corajosa, decidiu libertar-se das demandas do seu patrono, o arcebispo Colloredo, tentando uma vida mais autónoma, tendo vivido das suas composições, concertos e de aulas privadas. Esta obra representa também a tentativa de Mozart revolucionar um instrumento até então pouco usado, o clarinete, com o apoio do seu amigo Anton Stadler.
Quanto a Schostakovich foi um compositor que assistiu à revolução que levaria a Rússia a um sistema totalitário em 1917. Resistiu ao partido, em boa medida, através da sua obra, sendo um opositor ao regime, algo que muito o afetava, tendo sido um tempo de profunda depressão para este compositor. Como julgava a sua última obra, considerando até tirar depois a sua vida, fez deste quarteto, a carta da sua despedida…
BILHETEIRA ONLINE
Nas Estações do MdC ou no local.
Entrada
4€
Cartão Porto, estudantes e titulares do cartão Bibliotecas Municipais
2€
Lotação total
40 lugares