Voltar

CURSO BREVE #32 — PORTO ROMÂNTICO, LUGAR DE CHEGADAS E DE PARTIDAS: MIGRANTES E VIAJANTES

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

Acervo Arquivo Histórico Municipal do Porto

Se nos for permitido identificar períodos áureos na história da cidade do Porto, seguramente que a Época Romântica será um destes períodos. A sua relevância nota-se através da omnipresença do séc. XIX no tecido urbano e na arquitetura, ou através do facto de quase todos os principais artistas, escritores e pensadores da época terem passado pelo Porto. Nota-se ainda pelo papel fulcral da cidade nas principais mudanças políticas da época e pela importância dos seus empreendedores, negociantes, e banqueiros. Ora, uma das características mais indeléveis do Porto na Época Romântica – aliás, uma das principais causas do dinamismo comercial e social da cidade – foi o modo como se intensificou a sua vocação de lugar de chegadas e de partidas. Neste curso breve, vamos conhecer melhor o Porto da época da Camilo Castelo Branco, através das histórias dos seus migrantes e dos seus viajantes: os que partiram, os que chegaram e os que simplesmente passaram, embora deixando a sua marca até hoje.

 

 

 

PROGRAMA

 

SEG 3 MAR, 18H
ESTRANGEIROS NO PORTO
Por Francisco Queiroz
Galegos, franceses, italianos, britânicos, germânicos, judeus (e outros) na economia da cidade do Porto. Figuras mais ou menos desconhecidas que se destacaram, na indústria, nos grandes negócios, ou no pequeno comércio.

 

SEG 10 MAR, 18H
VIAJANTES E MIGRANTES DO PORTO PARA OUTROS PORTOS
Por J. A. Gonçalves Guimarães
Figuras e factos relacionados com a partida do Porto para portos estrangeiros. Os armadores de navios, os negociantes dos dois lados do Atlântico, os que ficaram do outro lado do mar e a marca que ali deixaram.

 

SEG 17 MAR, 18H
VIAJANTES E MIGRANTES NO PORTO DE BEM RECEBER
Por Jorge Ricardo Pinto
A chegada ao Porto de viajantes ou de emigrantes em regresso, temporário ou definitivo; onde se instalavam quando necessitavam de alojamento temporário; em que zonas da cidade se fixavam definitivamente e em que tipo de edifícios.

 

SEG 24 MAR, 18H
MIGRANTES DO PORTO NO SEU PAÍS OU EM PARAGENS INESPERADAS
por Francisco Queiroz
Histórias de migração portuense para Lisboa, para as ilhas atlânticas, e para o Ultramar; episódios de migração inesperadas.

 

 

BILHETES

Entrada 7 euros / 3,50 euros com cartão da biblioteca ou cartão Porto.
Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu do Porto

Sujeita à lotação do espaço, 186 participantes, com abertura de portas 30 minutos antes da sessão.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal