Com Luís Alves e João Valente
11 MAI 2024 14:30–16:30
QUINTA DE BONJÓIA
Nesta Deriva, os jardins e as cerca de 860 árvores da Quinta de Bonjóia são as protagonistas. Esta deambulação propõe um olhar atento, acompanhado de partilhas sobre as principais características de várias espécies, não esquecendo a referência aos mais antigos exemplares, à vasta comunidade de Choupos-Negros e às três dezenas de Ulmeiros.
Luís Alves (Porto, 1972) é licenciado em Engenharia Agronómica, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2002. Em 2002 fundou o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana. Nos últimos 21 anos foi agricultor e viveirista produzindo, em modo de produção biológica, plantas aromáticas, medicinais, condimentares. Produziu, da semente ao produto final, infusões, tisanas e condimentos de grande qualidade, para o mercado nacional e para exportação. Coautor do livro Erva uma Vez. Coautor de inúmeros trabalhos de investigação científica. Manteve durante 8 anos uma rubrica regular sobre plantas no Programa Praça da RTP1. Foi comentador regular do Jornal 2 da RTP2. Atualmente é consultor profissional.
João Valente (Macedo de Cavaleiros, 1952) Dedica parte do seu tempo à agricultura – horto molecular em sistema biodinâmico – e à apicultura. Faz oficinas de apicultura e PANCs.
Ex-dirigente da QUERCUS. Cofundador da ONDA VERDE – Associação Juvenil de Ambiente e Aventura. Presidente da AG da NATIVA – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental. Presidente da AG da AANP – Associação dos Apicultores do Norte de Portugal. Presidente do CF d’A SOALHEIRA – Associação Social de Cultura Ambiental. Presidente do CF da CONFRARIA DO MEL. Participa no projeto URBiNAT (Corredor Saudável, em Campanhã).
Nota: Esta atividade não é coberta por seguro de acidentes pessoais.
Bilhetes disponíveis na bilheteira online e nos espaços do Museu do Porto.
Inscrições: 2€
Limite de 20 participantes. + info educativo.museudoporto@cm-porto.pt. ou (+351) 226 057000.