Voltar

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS — PATRIMÓNIO RESILIENTE: MEDIDAS DE SALVAGUARDA EM TEMPOS DE CRISE

RESERVATÓRIO

Autor desconhecido, s/d. Sacos de areia a proteger a estátua de D. Pedro IV, durante Segunda Guerra Mundial.

Em 2025, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios coincide com as celebrações da Páscoa. Por este motivo, o Museu do Porto assinala excecionalmente esta data comemorativa no dia 11 de abril, numa mesa-redonda que reunirá um painel multidisciplinar de especialistas para uma reflexão sobre a salvaguarda do património em tempos de crise, bem como nos seus objetivos futuros em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação. A moderação estará a cargo da Diretora Municipal de Cultura e Património, Alexandra Cerveira Lima.

Técnicos responsáveis pelo património cultural presente nos museus, reservas e arte pública partilharão desafios que se impõem na atualidade refletindo as estratégias de minimização de impactos aos bens culturais em articulação com Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto, que recentemente identificou novos riscos e vulnerabilidades, num processo de revisão em curso.

Instituído em 18 de abril de 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é comemorado, desde então, à escala global, tendo em vista aumentar a consciencialização pública para o valor e diversidade do património coletivo e a necessidade de o proteger e conservar.

 

Ana Cabral é licenciada e mestre em Conservação e Restauro pela Universidade Católica do Porto. Desde 2020 exerce funções na Divisão Municipal de Museus como uma das responsáveis pela conservação e o restauro das coleções dos museus municipais.

 

Duarte Ricardo, licenciado em Engenharia de Proteção Civil e pós-graduado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território, integra a Câmara Municipal do Porto desde 2003, com experiência em planeamento e gestão de risco.

 

Esmeralda Paupério é licenciada e mestre em Engenharia Civil e membro do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE. Integrou o Núcleo de Reabilitação do Instituto para a Construção Sustentável da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto durante mais de 20 anos, trabalhando na área da inspeção, diagnóstico e de intervenções de âmbito estrutural em património cultural imóvel. Tem experiência de campo em gestão de riscos de catástrofes em património cultural nacional e internacional. É membro do Comité Internacional para a Preparação para o Risco (ICORP) do ICOMOS e da UNESCO Roster for Culture in Emergencies.

 

Maria Augusta Martins é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Técnica Superior no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, onde tem desenvolvido diversas atividades conducentes ao estudo, inventariação, conservação e salvaguarda do património do município, nomeadamente nas áreas da arte pública, azulejaria e estuque decorativo.

 

INSCRIÇÕES

Entrada gratuita, mediante inscrição através do formulário / 60 participantes

Endereço

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

Autocarro

200, 204, 207, 504

Metro

Trindade

Estacionamento

Free parking spaces

 

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA