Nova 130
Esta quinta-feira, 1 de fevereiro, a Biblioteca Errante abre o seu sétimo polo. É no Reservatório do Museu do Porto que a Biblioteca de Arqueologia viverá. O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o Diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, apresentam às 10h a nova biblioteca temática.
Com renovação arquitetónica assinada por Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez e projeto museográfico de João Mendes Ribeiro, o Reservatório do Museu do Porto é simultaneamente um museu, espaço de trabalho e uma reserva onde se guardam vestígios arqueológicos. A partir do primeiro dia de fevereiro de 2024 passará, também, a ser o sétimo polo do projeto Biblioteca Errante.
Numa atmosfera intimista propícia à leitura especializada e à investigação arqueológica, abre-se num antigo reservatório de água, no Parque da Pasteleira, uma nova biblioteca temática, paredes meias com a exposição permanente e com o depósito e área de estudo de materiais. Com um acervo de, pelo menos, 800 títulos, esta pequena biblioteca integra obras de referência e de carácter geral sobre Arqueologia, de autores portugueses e estrangeiros, a par de monografias e ensaios diversos, designadamente sobre trabalhos realizados no Porto e no Norte de Portugal. Nesse mesmo espaço, será possível a requisição de outras obras de Arqueologia ou áreas de interesse afins, do catálogo das Bibliotecas Municipais.
Bibliotecas temáticas
O projeto Biblioteca Errante foi lançado em abril de 2023 e surge como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto para obras de requalificação e ampliação. Nesta rede de bibliotecas temáticas pulverizadas pela cidade, pretende-se valorizar espaços permanentes, temporários ou móveis, com funções de consulta, leitura e requisição. Até ao momento, o Museu e as Bibliotecas do Porto abriram seis núcleos: a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto, a Biblioteca de Assuntos Portuenses (estas dois últimos localizam-se no Arquivo Histórico Municipal do Porto) e a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.
A Biblioteca de Arqueologia encontra-se disponível de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 17h30. O acesso é gratuito.