Voltar

Percurso Personalidade: Carlos Alberto

PRAÇA CARLOS ALBERTO

Capela de Carlos Alberto na Avenida das Tílias, c. 1890. Foto Guedes, Porto. Arquivo Histórico Municipal do Porto

É precisamente no dia em que Carlos Alberto da Sardenha chega à cidade do Porto, há 173 anos, que se marca o arranque do novo programa dos Caminhos do Romântico: dia 19 de abril às 10H30. A partir de dia 19, e no decorrer de duas semanas, serão apresentados os quatro percursos iniciais a partir dos quais seremos convidados a descobrir o património histórico, natural e cultural do vale de Massarelos

 

Em abril de 1849 a cidade do Porto recebe Carlos Alberto – o rei exilado da Sardenha. De saúde muito fragilizada e muito desalentado pela derrota sofrida na Batalha de Novara, Carlos Alberto troca a coroa real pela vida singela e de recato, encontrando na cidade do Porto um refúgio para aqueles que viriam a ser os últimos três meses da sua vida.
O percurso percorre lugares de memória da sua estadia no Porto, destacando as três moradas que escolhe como residência, as marcas da sua profunda religiosidade, as suas vivências quotidianas extremamente condicionadas pela doença e os seus companheiros de fim de jornada.
Sem pompas, nem fausto, acaba por morrer aos 50 anos, transformando-se num herói popular portuense.

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário. Limite de 15 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

 

Ponto de Encontro

Praça Carlos Alberto
Direções

Notas

Sugere-se:
Sapatos confortáveis e resistentes
Garrafa de água
Chapéu/boné

 

Nos quatro dias de apresentação dos Caminhos do Romântico, os percursos realizam-se excepcionalmente em dois horários – um da parte da manhã, às 10h30, e outro ao início da tarde, às 14h30. A partir do mês de maio, estas visitas orientadas decorrerão às terças e quintas-feiras, às 10h30, sempre por marcação prévia.