Voltar

Pianistas enchem de música o mês de outubro no Museu Romântico

© DR

A 1 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Música, mas o piano ouvir-se-á, no Museu Romântico, todas as tardes de sábado até ao final do mês. O albanês Kostandin Tashko é o primeiro convidado da III edição do Festival Internacional de Santa Cecília.

 

O jovem pianista participou na competição de 2021 do Concurso Internacional Santa Cecília e traz ao Museu Romântico obras de Chopin, Liszt e Ravel. A música arranca este sábado, 7 de outubro, às 16 horas.

 

No fim de semana seguinte, o piano é entregue ao português Bruno Gomes Ferreira. Depois de ter participado na competição em 2013, o músico regressa ao Porto para tocar Mozart, Schumann, Brahms e Schubert.

 

Lovre Marušić toma conta do Museu do Romântico na tarde do dia 21 de outubro. A cidade ouviu-o atuar no Concurso Internacional Santa Cecília em 2018 e recebe agora o croata para a interpretação de peças de Bach, Beethoven, Shostakovitch e Prokofiev.

 

O mês da música termina, a 28 de outubro, ao som de Bach, Brahms, Rachmaninoff, Ligeti, Kogima e Chopin, pelas mãos do brasileiro Richard Octaviano, que participou na competição em 2015.

 

O III Festival Internacional de Santa Cecília resulta da 25.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília, concurso que anualmente acolhe e apresenta o repertório de jovens pianistas de todo o mundo.

 

Parceira do festival, a Câmara do Porto atribui o Prémio Cidade do Porto ao primeiro classificado. A última edição reconheceu a prestação do russo Artem Kuznetsov.

 

A entrada no Festival Internacional de Santa Cecília é livre, sujeita à lotação do espaço.