Curadoria: Jorge Sobrado e Rita Roque
17 FEV 2024 16:00–27 ABR 2024 18:00
GABINETE GRÁFICO — BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
A nova exposição no Gabinete Gráfico, em colaboração com Francisco José Viegas, é a primeira mostra dedicada ao compositor Eurico Augusto Cebolo (Coleja 1938 – Porto 2021), figura incontornável da cultura popular portuguesa da segunda metade do século XX. Músico, compositor, pedagogo e escritor, Cebolo deixa um singular legado musical, literário e pedagógico consubstanciado em livros para o ensino de música e romances de cordel. Foi também o fundador da loja e editora Musicarte, situada no n.º 80 da Rua da Boavista (Porto) que, até 2011, publicou 61 livros, dos quais 51 manuais dedicados ao ensino da música e 10 romances. «Professor Mágico – Tributo a Eurico Augusto Cebolo» funciona como um set onde se revelam objetos íntimos, registos fotográficos e documentais, livros, desenhos, instrumentos… em suma, toda a mitologia pessoal do autor. A exposição aborda com humor e energia a força de um criador que compreendeu em absoluto as regras da criação musical e da convivência humana.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Inscrições abertas para todas as idades, limitadas a 20 participantes.
SÁB 16 MAR, 17H
FOLHA FINA
Concerto de harpa elétrica por Frederica Vieira Campos. Acompanhado de oficina de desenho por Inês Soares (Coletivo ARISCA).
SÁB 6 ABR, 19H
Com o Projecto Artária
Concerto com orquestra de guitarras sob direção de Rui Aires.
SÁB 13 ABR, 14H
Com Rita Laranja
A partir dos livros de música de Eurico A. Cebolo, esta oficina propõe a montagem de um manual musical, composto por pautas e letras já impressas num plano. Os participantes poderão trabalhar diferentes imagens do universo da exposição, apresentadas pela artista, experimentando diferentes processos de linogravura. A oficina terá 3 fases: apresentação da prática de linogravura, gravação e impressão.
SÁB 13 ABR, 18H
Aula aberta com concerto de alunos do Conservatório Bomfim (Braga), com apresentação de peças de Eurico Cebolo, originalmente escritas para piano mas orquestradas para pequenos ensembles, sob direção de Paulo Barros.
SEX 26 ABR, 17H
Com os curadores Jorge Sobrado, Rita Roque e a responsável pela MUSICARTE, Filomena Barros.
SÁB 27 ABR, 18H
Com as Damas da Dança
Homenagem a Eurico Cebolo com cinco marchas gravadas por Afra Sousa: «Beijos de Lisboa» – Vencedora em 2007, «Lisboa Imponente», «Vamos com Lisboa», «Lisboa saiu p’ra Rua», «Lisboa é Linda» – Vencedora em 2006.
Durante o período da exposição, é possível ensaiar no piano de sala ou usar o espaço expositivo como sala de ensaio, mediante marcação através do e-mail: bmp@cm-porto.pt
Entrada gratuita.
Segunda 14H—18H
Terça—Sábado 10H—18H
Encerra aos domingos e dias feriados.