Casa Marta Ortigão Sampaio (Rui Oliveira/CMP)
No próximo domingo, dia 9 de fevereiro, o Dia do Vizinho chega à sua 10ª edição, na Casa Marta Ortigão Sampaio, que abre as suas portas para receber os vizinhos num ambiente de festa, cultura e convívio. Um convite para conhecerem os espaços e coleções, criarem memórias coletivas e fortalecerem laços.
A cada quatro meses, uma das casas do Museu e das Bibliotecas do Porto transforma-se num ponto de encontro para a comunidade, oferecendo uma programação gratuita, intensiva e cocriada com a população local, oferecendo atividades para todas as idades e interesses. Das 10H às 18H, há uma vasta programação com oficinas, visitas guiadas, jogos, tempo para relaxar e conversas enriquecedoras, assim como espaço dedicado aos vizinhos para mostrarem os seus talentos e criações, reforçando o espírito de comunidade.
Destaques da Programação
- Atividades para Famílias: Ao longo do dia, serão realizadas diversas atividades para famílias e crianças, incluindo a construção de leques, a criação de autorretratos e puzzles naturais, além de visitas guiadas e jogos interativos.
- Ciclo de Diálogos | Olhares Lugares: Uma conversa sobre a vida e obra de Aurélia de Souza, com enfoque na diversidade cultural e nas experiências migratórias que moldam o Porto. Este diálogo será conduzido por Ana Luísa Martinho, Veronica Folha e Sónia Rodrigues, e incluirá a leitura de textos em várias línguas por migrantes residentes na cidade, celebrando a diversidade que habita o Porto.
- Entrevizinhos, com visitas a espaços como o Museu da Ciência da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, e a Casa Moreira de Sá e Costa, seguidas de percursos pedonais e atividades relacionadas com a história e a cultura local.
Projetos a descobrir
- PAISAGENS – Inspirado nas obras de Aurélia de Souza e Ana Allen, este projeto explora diferentes tipos de paisagens, naturais e culturais. Realizado pelas crianças do grupo dos 5 anos da AIJICM, em parceria com a Casa Marta Ortigão Sampaio, o projeto visa refletir sobre a interação entre o homem e o meio ambiente.
- CONSTRUIR BRINCADEIRAS: As famílias que visitaram a Casa Marta Ortigão Sampaio aprenderam a construir brinquedos com bambu, desenvolvendo autonomia e criatividade. O espírito de empatia, resiliência e criatividade presente nas oficinas será visível em todo o jardim da Casa Marta Ortigão Sampaio, onde as criações, como barcos e flautas, poderão ser apreciadas por todos.
Participação e Inscrição
Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição prévia, através do formulário disponível no site do Museu do Porto. Para mais informações, contacte o email: educativo.museudoporto@cm-porto.pt.