Voltar

A URGÊNCIA DA CIDADE — O PORTO E 100 ANOS DE FERNANDO TÁVORA

ANTIGA CASA DA CÂMARA

Na data em que se assinala o centenário do nascimento do arquiteto Fernando Távora, a exposição «A Urgência da Cidade» reabre a Antiga Casa da Câmara no Morro da Sé.

 

Esta exposição visa a história da cidade, o lugar e a iconografia do poder municipal, mas também a sua reencarnação contemporânea, que evoca a arquitetura moderna e erudita do seu autor, no dealbar do século XXI. Um projeto e obra profundamente simbólicos, inseparáveis da cultura universalista, do interesse pela História e da personalidade vanguardista do seu Arquiteto.

 

Por outro lado, a exposição desenvolve um olhar sobre o mestre e fundador da chamada «Escola do Porto», a sua formação e a relação biográfica e profissional que estabelece com a cidade, propondo ao visitante um roteiro de vida e obra, que põe em evidência alguns dos projetos mais eloquentes do seu pensamento e intervenção. Neste contexto, apresentamos um conjunto de testemunhos inéditos de colegas e discípulos, como Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, António Menéres e José Bernardo Távora.

 

Durante o período da exposição decorre um programa de mediação com a comunidade e com todos outros públicos, desenhado por Vanessa Espínola.

Esta semana, a exposição será apresentada em duas visitas guiadas:

SÁB 25 NOV, 16H

Com Jorge Sobrado, Manuel Real e João Rapagão

 

DOM 26 NOV, 11H

Com João Covita, Manuel Real e João Rapagão

 

Entrada gratuita com lotação limitada.
Inscrição mediante o preenchimento do formulário.

 

BILHETES

Entrada gratuita.

HORÁRIO

Terça—Domingo
10H—17H30

Encerra às segundas e dias feriados.

Endereço

Rua de São Sebastião, s/n 4000-013 Porto
GPS: 41.143039, -8.611626

Autocarro

30, 500, 600
Comboio: São Bento – L. Braga, L. Guimarães, L. Marco

Metro

São Bento

Estacionamento

Praça de Lisboa; Palácio da Justiça; Ribeira, Cardosas