Voltar

Camilo Castelo Branco ganha voz nas paragens de autocarro da cidade

© Andreia Merca

São mais de 80 as paragens de autocarro que já se encontram “Em Ponto com Camilo”. O projeto das Bibliotecas Municipais do Porto traz, durante um mês, a obra de Camilo Castelo Branco para o espaço público, num projeto que privilegia a inclusão e a acessibilidade.

 

Até ao dia 17 de abril, através da disponibilização de QR Codes, vai ser possível ouvir excertos da obra do escritor, cuidadosamente selecionados e gravados por leitores voluntários da Biblioteca Sonora.

“Em Ponto com Camilo”, que simbolicamente arrancou no dia 16 de março, data do nascimento de Camilo Castelo Branco, marcou também o aniversário número 53 da inauguração da Biblioteca Sonora. Pioneira no país, a sua missão é proporcionar, de forma gratuita, uma alternativa acessível a pessoas cegas, com deficiência visual ou com dificuldades de acesso a textos impressos, através da leitura gravada, realizada por locutores voluntários, cujo contributo é fundamental para manter o funcionamento do projeto.

No projeto “Em Ponto com Camilo”, 11 leitores dão voz a 18 excertos de textos do romancista, numa iniciativa que está espalhada por diversos pontos da cidade.

A iniciativa está integrada num programa mais vasto de comemorações. Ao longo de um ano, o Museu e Bibliotecas do Porto prestam homenagem a Camilo Castelo Branco, convidando a explorar a riqueza da sua obra e a descobrir o Porto através do olhar do escritor.