Com amigos, vizinhos e equipas do Museu e das Bibliotecas do Porto
13 OUT 2024 10:00–18:00
ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO E BIBLIOTECA DE AUTORES PORTUENSES
DIA DO VIZINHO
O Dia do Vizinho é um dia especial no Museu e Bibliotecas do Porto: a cada quatro meses, uma das nossas casas abre-se em atmosfera de festa para oferecer uma programação gratuita, intensiva e cocriada com a população que partilha connosco o território e o afeto.
Três domingos por ano, em três espaços diferentes, de forma a percorrer a vasta extensão da cidade e a diversidade da oferta do Museu e Bibliotecas do Porto, desafiamos os vizinhos e as comunidades locais a que tomem como suas as casas, as coleções, as propostas e que usem o espaço e façam dele alimento para um novo conjunto de experiências e memórias coletivas.
Começamos cedo, e das 10H da manhã até ao finzinho da tarde há propostas para todas as idades, graus de especialidade, interesses. Há oficinas, visitas guiadas, derivas, tempo para não fazer nada, jogos, conversas, descobertas, lanche, surpresas, lugar para a música e há sempre espaço para que os nossos vizinhos possam também mostrar os seus talentos, a sua criação, e estejamos juntos neste labor fino de tecer a cidade.
Programa de ativação dos espaços museológicos do MBdP com visitas, oficinas, percursos e outras atividades, ao longo do dia, envolvendo a vizinhança de cada museu.
URBAN SKETCHERS
Os Urban Sketchers Portugal Norte, com base no Porto, desenham em grupo desde 2011, capturando o que observam no dia-a-dia, em cadernos. Com uma abordagem que valoriza a livre expressão e a cultura local, este coletivo de atores promove a prática do desenho in situ como uma forma de preservar a identidade de um lugar e seu tempo. No Dia do Vizinho não só têm o pretexto ideal, como o desenho se torna uma ferramenta de descoberta, permitindo observar detalhes que normalmente passam despercebidos.
Durante o evento, os Urban Sketchers estarão no Ateliê António Carneiro, Escola Secundária, Junta de Freguesia do Bonfim e Museu Militar.
MANHÃ
10H30 — AUDITÓRIO DO LICEU ALEXANDRE HERCULANO
ESPETÁCULO | OS GAMBOZINOS CANTAM AUTORES DO PORTO
Com Bando dos Gambozinos
A música ao serviço das crianças é a essência do projeto artístico e pedagógico do Bando dos Gambozinos que se desenvolve no cruzamento das várias expressões e áreas artísticas. Para esta sessão os Gambozinos escolheram poetas do Porto que integram vários dos seus projetos musicais, como Manuel António Pina, João Pedro Mésseder, Álvaro Magalhães ou Jorge Sousa Braga.
Duração: 30 minutos
Participação livre sujeita à lotação do espaço.
10H30 — MUSEU MILITAR DO PORTO
ENTREVIZINHOS | TRANSBORDO DO MUSEU MILITAR DO PORTO PARA O ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
Com Alexandra Anjos
A zona oriental da cidade foi palco de uma das batalhas mais importantes do Cerco do Porto. A vitória das forças liberais de D. Pedro IV deu um renovado ânimo para a defesa da cidade e contribuiu para um maior envolvimento dos seus cidadãos na sua causa. A partir das coleções do Museu Militar do Porto conheça algumas curiosidades e ruas relacionadas com esta batalha. O percurso pedonal terá como destino o Ateliê António Carneiro.
Duração: 75 minutos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 20 participantes.
11H — AUDITÓRIO DO LICEU ALEXANDRE HERCULANO
APRESENTAÇÃO DE LIVRO | SÍLVIO HERDEIRO DO CRAVO
De Francisco Duarte Mangas, seguido da leitura por alunos da Escola Básica do Campo 24 de Agosto
No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, o livro «Sílvio, Herdeiro do Cravo», mostra aos mais novos (e lembra aos mais velhos) a importância dos valores do 25 de Abril. Nesta conversa com o autor abrimos o livro em que Sílvio, o menino perguntador, fica a conhecer o antigo país das pessoas com o coração cheio de noite.
Duração: 30 minutos
Destinatários: Famílias
Participação livre sujeita à lotação do espaço.
11H — ESCOLA SECUNDÁRIA ALEXANDRE HERCULANO
VISITA ORIENTADA | ESCOLA SECUNDÁRIA ALEXANDRE HERCULANO
Com o diretor da escola, Manuel Lima
A história da Escola Secundária Alexandre Herculano confunde-se com a da cidade, a partir do século XX. Uma obra icónica, que ganhou espaço no imaginário de muitos estudantes e professores e que foi sendo acarinhada por toda a cidade.
A história do edifício, monumento de interesse público, remonta a 1916, da autoria do arquiteto José Marques da Silva, considerado o último arquiteto clássico e o primeiro moderno do Porto.
O Alexandre Herculano foi, durante décadas, apenas um liceu masculino, constituindo-se uma referência incontornável do ensino público em Portugal.
Do seu qualificado corpo docente e discente fizeram parte figuras que viriam a deixar uma marca indelével na sociedade portuguesa.
Duração: 90 minutos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 20 participantes.
A visita inclui:
O TEMPO DO BIBLIOTECÁRIO — ALEXANDRE HERCULANO NO PORTO | BIBLIOTECA DOS AUTORES PORTUENSES
Com Júlio Costa, bibliotecário da área dos Reservados das Bibliotecas do Porto
Herculano deixou uma marca indelével na cidade invicta, nomeadamente na Biblioteca Pública Municipal do Porto, entre 1832-1836. Aborda-se sumariamente a sua participação no desembarque das tropas liberais na praia da Arenosa de Pampelido e no Cerco do Porto e enfatiza-se a sua ação e papel relevante na recém-instituída Real Biblioteca Pública da Cidade do Porto.
Atividade integrada na Visita Orientada à Escola Secundária Alexandre Herculano
Duração: 15 min.
O TEMPO DO BIBLIOTECÁRIO — APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA ERRANTE DOS AUTORES PORTUENSES | BIBLIOTECA DOS AUTORES PORTUENSES
Com Otília Silva, bibliotecária na Biblioteca Errante dos Autores Portuenses
Com que intuito e objetivo foi criada a Biblioteca dos Autores Portuenses? Que critérios foram usados para a seleção dos autores? Qual o seu espólio? Que leitores serve? Estas são algumas das questões que iremos abordar ao apresentar esta biblioteca, inaugurada a 23 de abril de 2024.
Atividade integrada na Visita Orientada à Escola Secundária Alexandre Herculano
Duração: 15 min.
11H — ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
OFICINA PARA FAMÍLIAS | NA PISTA DO SÍMBOLO #2
Com Coletivo ARiSCA | Inês Soares
Alerta, detetives! O Ateliê António Carneiro está repleto de obras valiosas e temos uma missão pela frente: desvendar os mistérios por detrás das pinturas da exposição. Sem engenhocas do CSI, mas com recurso ao desenho de observação e jogos de lógica e memória, vamos criar um diário visual com pistas para novos imaginários.
Duração: 90 minutos
Crianças a partir dos 6 anos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 10 participantes
11H30 — CLAUSTRO DA ESCOLA SECUNDÁRIA ALEXANDRE HERCULANO
HORA DO CONTO | HISTÓRIAS DE AUTORES PORTUENSES
Com Verónica Magalhães, Helena Vieira, Albina Pacheco e Adelaide Silva
Destacando dois autores portuenses, o Serviço Educativo das Bibliotecas do Porto irá contar duas histórias:
Aquela Nuvem e Outras, de Eugénio de Andrade, os participantes serão desafiados a escutar e a brincar com palavras, sons e versos.
A Bruxa das Portelas é um conto que faz parte do livro «Portugal Pequenino» escrito por Raul Brandão e Maria Angelina, que nos fala das peripécias vividas por duas crianças traquinas, Russo de Má Pelo e Pisca. Esta hora do conto será dinamizada com recurso a fantoches.
Duração: 60 minutos
Destinatários: Famílias
Participação livre sujeita à lotação do espaço.
12H30 — ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
VISITA | DOIS TEMPOS EM DIÁLOGO
Com Miguel Branco
Miguel Branco fará uma visita sobre o seu trabalho percorrendo os três núcleos escultóricos presentes nesta exposição, através do diálogo temporal que estabelecem com obras de António Carneiro e a forma como se articulam com o próprio espaço do museu.
Duração: 30 minutos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 15 participantes.
TARDE
13H—17H30 — JARDIM DO ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
INSTALAÇÃO | LOOPSTATION
Com Cooperativa Frenesim
Partimos de um banco de materiais para olharmos para nós e para os outros, encontrar labirintos, castelos, cabanas ou monstros gigantes, feitos de música, imaginação e histórias partilhadas. Esta é uma instalação interativa para descobrir devagar, habitar e fazer som, que convida os que lá passam a intervir, tocar, cantar, escrever, desenhar ou gravar os seus desejos, para cozinhar um momento que não se repete.
13H30 — ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
VISITA | O ATELIÊ DO PINTOR
Com Laura Castro
O ateliê de António Carneiro: as circunstâncias da sua edificação, ocupação e projetos aqui realizados, a sua musealização. A visita percorrerá o espaço recém-reabilitado e abordará, pontualmente, algumas obras e documentos que fazem parte da exposição inaugural.
Duração: 30 minutos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 15 participantes.
14H — PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DA FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
ENTREVIZINHOS | TRANSBORDO DA FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO PARA O ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
Com Lúcia Matos e João Oliveira
Direitos, Liberdades e Garantias celebra os 50 anos do 25 de Abril e a Constituição de 1976. A exposição foca o direito à expressão, à identidade, à habitação, ao trabalho e ao património cultural e natural. Apresentam-se obras de artistas, designers e arquitetos, na sua maioria estudantes e/ou professores das Belas Artes do Porto. Após esta visita seguiremos num percurso pedonal tendo como destino duas obras do escultor Soares dos Reis no Ateliê António Carneiro.
Duração: 75 minutos
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 20 participantes.
15H — JARDIM DO ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
LEITURA DE POESIA | POESIA NO JARDIM
Com Alexandra Cordeiro, Fernando Mota e Maria Adelaide Silva
Alexandra Cordeiro e Fernando Mota, que integram o grupo Sinais de Cena e Maria Adelaide Silva, Técnica Superior do Serviço Educativo da BMAG, apresentarão alguns poetas vivos, nascidos na cidade do Porto.
Duração: 30 minutos
Entrada livre sujeita à lotação do espaço
15H30 — ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
CICLO DE DIÁLOGOS | OLHARES LUGARES
Com Álvaro Domingues e Paulo Silva
Olhares Lugares é um ciclo de diálogos que, partindo de obras existentes nos espaços museológicos municipais do Porto, pretende constituir-se como um espaço de pensamento crítico – versando preferencialmente assuntos da atualidade – e promover hipóteses de reflexão entre o saber humanístico e o conhecimento científico.
O primeiro diálogo terá como mote as marinhas do pintor António Carneiro. A partir destas, propomos a dois investigadores uma conversa sobre a transformação da fisionomia do noroeste litoral português e as implicações deste fenómeno na sua paisagem natural e humana.
No fim da conversa convidam-se os participantes a fazer uma produção artística serigráfica em dois objetos que levarão consigo – fanzine e tote bag.
Duração: 80 minutos (60 minutos de conversa + 20 minutos de produção artística)
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 40 participantes.
16H — ATELIÊ DO ARTISTA ANTÓNIO GONÇALVES
ENTREVIZINHOS | TRANSBORDO DO ATELIÊ ANTÓNIO GONÇALVES E MOLDUREIRO PARA O ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
Com António Gonçalves
Visita ao atelier do artista António Gonçalves e ao moldureiro Felisberto Oliveira, seguida de percurso pedonal tendo como destino o tríptico «A Vida» no Ateliê António Carneiro.
O atelier, um espaço para onde convergem ideias, inquietações, investigação, estudo e experimentação. Tenho com este espaço uma relação de intimidade, o local para onde gosto de regressar e nele me deixar permanecer. O silêncio é uma necessidade que habita o mesmo e me dá umas horas de solidão perante o fazer prático e o contemplar das coisas que surgem. – António Gonçalves
Duração: 90 minutos
Ponto de encontro: Atelier do artista António Gonçalves – Rua do Heroísmo, 51
Participação livre, mediante inscrição através do formulário. Limitado a 15 participantes
18H — SALÃO NOBRE DA JUNTA DE FREGUESIA DO BONFIM
FIM EM FESTA | TRIO DOURO INTERPRETA BEETHOVEN, BRAHMS E PIAZZOLLA
Com Orquestra Filarmónica Portuguesa (Trio Douro) | Osvaldo Ferreira (maestro), Carolina Frederico (violino), Jeb Baltazar (violoncelo); Mateus Barros (piano)
Dentro da série Música de Câmara promovida pela Orquestra Filarmónica e a Câmara Municipal do Porto, o Trio Douro apresentará três obras-primas para trio de piano: o Trio Op. 70, conhecido como Fantasma, de Beethoven, o Trio N.º1 em Si Maior, de Brahms e o Inverno das Quatro Estações Portenhas, de Piazzolla.
Beethoven revolucionou o género com o seu Trio «Fantasma», destacando-se pelo rico contraponto e ousada estrutura formal.
O Trio N.º1 em Si Maior, de Brahms é uma das célebres obras do romantismo para essa formação, combinando serenidade e drama, demonstrando o domínio de Brahms sobre a expressividade musical.
Para encerrar, o Inverno das Quatro Estações Portenhas, de Piazzolla, traz uma fusão vibrante de tango e música clássica, refletindo o espírito dinâmico de Buenos Aires.
Duração: 30 minutos
Entrada livre sujeita à lotação do espaço.
18H30 | JUNTA DE FREGUESIA DO BONFIM
PORTO DE HONRA
Porto de Honra oferecido aos amigos e vizinhos do Ateliê António Carneiro e Biblioteca dos Autores Portuenses.
Entrada Livre.
ATELIÊ ANTÓNIO CARNEIRO
Rua de António Carneiro, 363
4300-027 Porto
BIBLIOTECA DE AUTORES PORTUENSES
Escola Secundária Alexandre Herculano
Avenida Camilo
4300-096 Porto