Voltar

JAZZ NO RESERVATÓRIO — CARLOS BICA QUARTETO

RESERVATÓRIO

Carlos Bica ©Dovile Sermokas

Na 2.ª edição do Jazz no Reservatório, a abertura, 18 de maio, ficará a cargo do contrabaixista Carlos Bica, num encontro de gerações do jazz português, que juntará uma figura incontornável da nossa música improvisada e três jovens talentos a ter, sem dúvida, em linha de conta. O concerto será precedido de uma conversa, às 16H, sob o tema «Música improvisada e Inteligência Artificial», com moderação de Rui Miguel Abreu da revista «Rimas e Batidas».

A estreia no festival de músicos ou projetos internacionais acontecerá com a presença dos ENEMY, no dia 19 de maio, que conta com o pianista Kit Downes, o baixista Petter Eldh e o baterista James Maddren. Kit Downes é artista ECM e premiado com, entre outros, o BBC e British Jazz Award. Com ENEMY comprova-se que a fórmula do trio clássico de piano, contrabaixo e bateria está longe de estar esgotada.

No dia 15 de junho, a programação do festival lança um desafio sugerindo uma colaboração à formação jazz – rock alternativo Troll’s Toy: apresentação de um concerto especialmente criado para o Jazz no Reservatório tendo como convidado João Grilo, um dos pianistas mais interessantes da nova geração. A junção deste projeto eletrizante coliderado por três músicos muito ativos na cena Jazz, Pop e Rock do Porto e de João Grilo será, com certeza, uma surpresa.

Para encerrar o festival e com disco acabado de lançar em 2023, apresentar-se-á o trio de João Paulo Esteves da Silva: jazz e improvisação livre com o toque mágico de um dos nossos maiores pianistas e compositores. Com um vasto percurso que passou até por acompanhar artistas como Fausto e Sérgio Godinho entre muitos outros, muito daquilo que reconhecemos historicamente como sonoridade do jazz português são fruto da sua criatividade que fiou em registo histórico em discos seus como «O Exílio» ou «Fábula» de Maria João e Mário Laginha.

 

Carlos Bica é um dos músicos portugueses que alcançou projeção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu. Quando se fala da música de Carlos Bica, a crítica costuma salientar a forma como nela se interpenetram referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea, à folk, ao rock, jazz e música improvisada. Bica é um ouvinte atento ao mundo que o rodeia e um escritor de canções inato. No Jazz no Reservatório irá apresentar-se em quarteto, apostando, em palco, num mix geracional que conta com Daniel Neto na guitarra, José Soares no saxofone e Eduardo Cardinho no vibrafone.

 

ENTRADA

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Free parking spaces.

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA