Voltar

JAZZ NO RESERVATÓRIO — ENEMY (Downes / Eldh / Maddren)

RESERVATÓRIO

Enemy ©Juliane_Schütz

Na 2.ª edição do Jazz no Reservatório, a abertura, 18 de maio, ficará a cargo do contrabaixista Carlos Bica, num encontro de gerações do jazz português, que juntará uma figura incontornável da nossa música improvisada e três jovens talentos a ter, sem dúvida, em linha de conta. O concerto será precedido de uma conversa, às 16H, sob o tema «Música improvisada e Inteligência Artificial», com moderação de Rui Miguel Abreu da revista «Rimas e Batidas».

A estreia no festival de músicos ou projetos internacionais acontecerá com a presença dos ENEMY, no dia 19 de maio, que conta com o pianista Kit Downes, o baixista Petter Eldh e o baterista James Maddren. Kit Downes é artista ECM e premiado com, entre outros, o BBC e British Jazz Award.

Para encerrar o festival e com disco acabado de lançar em 2023, apresentar-se-á o trio de João Paulo Esteves da Silva: jazz e improvisação livre com o toque mágico de um dos nossos maiores pianistas e compositores. Com um vasto percurso que passou até por acompanhar artistas como Fausto e Sérgio Godinho entre muitos outros, muito daquilo que reconhecemos historicamente como sonoridade do jazz português são fruto da sua criatividade que fiou em registo histórico em discos seus como «O Exílio» ou «Fábula» de Maria João e Mário Laginha.

 

Enemy é um trio de baseado em Berlim/Londres com o pianista Kit Downes, o baixista Petter Eldh e o baterista James Maddren. Descrito como «ferozmente intenso» e «lindamente intricado» pelo The Guardian, os seus dois discos anteriores, ENEMY (Edition) e Vermillion (ECM) destacam três mentes musicais brilhantes e criativas, todas igualmente comprometidas com a exploração de novos horizontes em constante transformação. Enemy é sobre intensidade e complexidade — negociações tensas envolvendo ritmos enigmáticos e batidas instáveis com reações à velocidade da luz e alto foco — escrito para deliberadamente levá-los ao seu limite — tanto criativa quanto tecnicamente. Chegam ao Jazz no Reservatório com um novo álbum — The Betrayal (WeJazz) — lançado em setembro de 2023.

 

ENTRADA

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Free parking spaces.

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA