28 ABR 2022 14:30–16:30
JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL
O elemento água constitui-se como uma presença constante no território compreendido pelo vale de Massarelos. Se por um lado o modela de forma espontânea, abrindo caminhos naturais, através do Rio Douro e do Ribeiro de Vilar, por outro é pretexto para transformações humanas do território materializadas por chafarizes, fontes, lagos, moinhos ou canais no topo dos muros.
O percurso parte da cota alta dos Jardins do Palácio de Cristal e serpenteia por ruas estreitas até ao Rio Douro, subindo, por último, pela Rua dos Moinhos até à Rua D. Pedro V.
Paralelamente à dimensão humana eminentemente prática associada ao aproveitamento da água, de que são exemplos os canais que a fazem chegar às fontes públicas nos jardins ou às servidões privadas para alimentar os campos de cultivo, ou mesmo aos desvios para servir azenhas, fábricas, e outros edifícios que foram condicionados pela sua relação próxima com este recurso, o elemento água transporta-nos igualmente para uma dimensão contemplativa intemporal.
A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário. Limite de 15 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226 057000.
Ponto de Encontro: Portão Central dos Jardins do Palácio de Cristal
Sugere-se:
Sapatos confortáveis e resistentes
Garrafa de água
Chapéu/boné
Nos quatro dias de apresentação dos Caminhos do Romântico, os percursos realizam-se excepcionalmente em dois horários – um da parte da manhã, às 10h30, e outro ao início da tarde, às 14h30. A partir do mês de maio, estas visitas orientadas decorrerão às terças e quintas-feiras, às 10h30, sempre por marcação prévia.