Voltar

Jornadas Europeias do Património convidam a (re)descobrir práticas milenares

Mó. Dormente de mó oblonga. Granito, séc. II-I a.C. Fotografia de Fernando Noronha

“Património Vivo” é o tema das Jornadas Europeias do Património 2023. A partir do Reservatório, o Museu do Porto dedica dois dias de atividades de participação gratuita.

 

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, também passam pelo Porto. A programação, ao encargo do Museu do Porto, é distribuída entre sexta-feira e sábado (22 a 23 de setembro). Oficinas e conversas a partir do património presente no Reservatório, relembram práticas ancestrais e sublinham a importância da partilha do passado na constituição de uma memória coletiva.

 

O programa inicia às 10h de sexta-feira, com a oficina «Mãos no barro». Sob orientação de Carla Stockler, os participantes poderão experimentar a materialidade do barro e moldar pequenos vasos a partir de formas e padrões presentes nas peças da coleção do Reservatório. No período da tarde, às 15h, Laura Sousa irá desafiar o público a partilhar memórias em torno do uso das panelas de louça preta.

 

A programação de sábado arranca às 10h30 com a oficina «À roda do pão». Através dos 5 sentidos, os participantes poderão experimentar diferentes cereais, farinhas e mós utilizadas pelo Homem ao longo do tempo para a confeção de pão. A programação das Jornadas Europeias do Património de 2023 termina com a dinamização da conversa «Reservatório de memórias – moleiros e padeiros» e a projeção de um vídeo sobre a história do cultivo de cereais (sessão às 15h). Com a participação de um moleiro e um padeiro, serão apresentados elementos de moagem de diferentes períodos históricos e as etapas de colheita de cereais, de produção, de mistura e de cozedura de farinhas.

 

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do endereço de email arqueologia@cm-porto.pt. Clique aqui para consultar a programação completa e fazer a inscrição.

 

As Jornadas Europeias do Património celebram-se anualmente, no mês de setembro, em cerca de 50 países europeus. Têm como principal objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, através do envolvimento dos cidadãos com o património cultural.