Voltar

Museu e Bibliotecas do Porto apresentam Curso Breve sobre obra de Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade, s.d., Museu da Cidade | Coleção Casa Eugénio de Andrade

Acompanhando o programa que evoca o centenário do nascimento do poeta, o curso breve contará com quatro sessões onde serão abordados os temas essenciais da sua obra. Terá orientação de Maria João Reynaud e irá decorrer em todas as segundas-feiras de fevereiro.

Cem anos depois, a poesia de Eugénio de Andrade e a sua qualidade fizeram dele um clássico dos nossos dias. Para além de ser um autor com uma obra consensual – e uma referência que se mantém -, as suas palavras e as ideias são motivo de estudo e base para a investigação em várias instituiçoes nacionais e internacionais.

Museu da Cidade do Porto lança assim, como complemento à grande exposição “Eugénio de Andrade, a Arte dos Versos”, que ocupa o Gabinete Gráfico na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), um Curso Breve onde estarão em foco os temas essenciais da poesia do autor: o amor, o erotismo, a natureza e o tempo.

Durante as quatro sessões propostas, será elaborado um “breve dicionário”, como ferramenta de leitura que permita introduzir os participantes no imaginário de Eugénio de Andrade.

A orientação do curso será da responsabilidade de Maria João Reynaud, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ensinou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, e que se tem debruçado sobre a poesia portuguesa contemporânea, consagrando estudos a poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Echevarría, Albano Martins ou Fernando Guimarães.

Curso Breve desenvolve-se todas as segundas-feiras de fevereiro, entre as 18h00 e as 20h00, no Auditório da BMAG.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 3 de fevereiro. Mais informações aqui.

 

Texto: José Reis/Ágora – Cultura e Desporto