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Um Objeto e seus Discursos — PAINEL OLIVA: A PELE DA CIDADE | DIA DO AZULEJO

PALACETE DOS VISCONDES DE BALSEMÃO/BANCO DE MATERIAIS

Painel de azulejos de registo publicitário alusivo à marca «Oliva/máquina de costura de Portugal». Fábrica Aleluia em Aveiro

Este icónico painel é um exemplar raro do uso do azulejo como suporte publicitário. Produzido em Aveiro, na fábrica Aleluia – cujas origens remontam ao ano de 1905 – este painel foi recolhido em 2017. Encontrava-se na empena de um edifício no gaveto da Rua do Loureiro com a Avenida de Dom Afonso Henriques, cuja reconstrução impôs a sua retirada e posterior entrega ao Banco de Materiais do Museu do Porto.

O painel é o pretexto para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, que se celebra a 6 de maio.

A empresa de máquinas de costura OLIVA, fundada em 1925 em São João da Madeira, especializou-se na produção de vários modelos de máquinas de costura, sobretudo entre as décadas de 40 e de 70, altura em que implementou uma vasta campanha, com anúncios publicitários de grande qualidade gráfica. É nesta ampla campanha promocional da Oliva que surge o emblemático exemplar.

Fazendo recurso do slogan «MÁQUINA DE COSTURA DE PORTUGAL», o painel enfatiza o carácter nacional da marca popular, através da representação de oito figuras femininas com trajes de algumas províncias de Portugal e uma das então províncias ultramarinas.

 

Designer de Moda com marca homónima desde 2001, Katty Xiomara é presença assídua no calendário da semana da moda em Portugal e pisa diversas passarelas internacionais: Paris, Nova Iorque e Milão, destacando-se a sua presença na Semana da Moda de Nova Iorque entre 2013 e 2017. Finaliza o seu curso de Design de Moda em 1997 no Citex (Modatex), onde hoje é formadora. Concilia a evolução da marca com outros projetos em áreas tão diversas como: uniformes, teatro, dança e artes gráficas. Em 2014, é distinguida com a categoria Silver pela International Design Awards in Pret-a-Porter Competition e em 2015, repete este feito com mais uma distinção Silver e uma menção honrosa pela mesma entidade. Em 2020 é uma das vencedoras do prémio OpenMyMed Prize – Maison Mode Méditerranée. A imagem corporativa da marca Katty Xiomara foi reconhecida e premiada European Design Annual pela revista norte-americana HOW.

Eduardo Aires iniciou estudos na Escola de Belas Artes na Universidade do Porto em 1982. Licenciou-se em Design Gráfico em 1987 e começou a lecionar no mesmo ano. Iniciou também a sua prática de design nesse ano, especializando-se em design gráfico e editorial. Em 2006 apresentou a sua tese de doutoramento sobre o desenvolvimento histórico dos jornais do Porto. Foi o primeiro doutoramento em design gráfico apresentado na Universidade do Porto. É o diretor do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É também diretor de arte do estúdio Eduardo Aires (antigo White Studio), cujo trabalho tem sido premiado internacionalmente. A identidade visual do Porto é um dos seus projetos mais reconhecidos.

Maria Augusta Martins é licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica pelo ISPGaya/IPPAR. É técnica superior no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, onde tem desenvolvido diversas atividades conducentes ao estudo, inventariação, conservação e salvaguarda do património do município, nomeadamente nas áreas da arte pública, azulejaria e estuques. Esteve na origem da criação e abertura ao público, em 2010, do Banco de Materiais da Câmara Municipal do Porto, que desde então coordena.

 

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

 

BILHETES

Inscrições esgotadas.

ENDEREÇO

Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto
GPS: 41.148946, -8.615291
Localização

AUTOCARRO

22, 304, 305, 507, 601, 602

METRO

Trindade

ESTACIONAMENTO

Carlos Alberto, Leões;
Praça de Lisboa